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LTCAT - laudo técnico das condições ambientais

O que é o LTCAT?

O LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) é um documento obrigatório, exigido pelo INSS, que comprova se o trabalhador está exposto a agentes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais à saúde.

É regulamentado pelo artigo 58 da Lei nº 8.213/91 e deve ser elaborado exclusivamente por engenheiro de segurança ou médico do trabalho. Ele é fundamental para comprovação da aposentadoria especial, além de servir como base para o envio de informações ao eSocial.

Estatística Importante:

Você sabia que mais de 25 mil aposentadorias especiais são concedidas por ano no Brasil?
Grande parte delas exige a comprovação de exposição a agentes nocivos, o que só é possível com um LTCAT bem elaborado. Sem esse laudo, sua empresa pode sofrer passivos previdenciários e autuações.

Qual o objetivo do LTCAT?

O principal objetivo do LTCAT é avaliar e registrar as condições ambientais do trabalho, identificando se há riscos à saúde que justifiquem:

Elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);

Atendimento às exigências do INSS e Ministério do Trabalho;

Implementação de medidas de controle e prevenção;
Concessão de aposentadoria especial
Redução de riscos jurídicos e fiscais.

Por que o LTCAT é importante para empresas?

Além de ser uma obrigação legal, o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho proporciona inúmeros benefícios:

Garante segurança previdenciária ao empregador;
Evita multas, passivos e autuações por ausência de documentação;
Base técnica para comprovar ausência de insalubridade;
Facilita a gestão do eSocial e do PPP eletrônico;
Facilita a gestão do eSocial e do PPP eletrônico;

Sou obrigado a fazer o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho?

Sim, o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho é obrigatório para todas as empresas que tenham colaboradores expostos a agentes nocivos, mesmo que em níveis não prejudiciais à saúde. A ausência do laudo impede a emissão correta do PPP e pode invalidar defesas contra aposentadorias especiais indevidas.

Importante:

Empresas com ambientes insalubres ou com ruído, calor, produtos químicos ou agentes biológicos devem obrigatoriamente possuir o LTCAT atualizado.

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Serviços

O que podemos fazer pela sua empresa

PGR
Programa de Gerenciamento de Riscos

Tem por objetivo gerenciar os riscos, avaliar os processos e propor soluções para prevenir acidentes

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PCMSO
Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

Lei que faz parte da legislação trabalhista criada na década de 90, trata sobre os exames periódicos dos colaboradores.

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LTCAT
Laudo Técnico das Condições Ambientais no Trabalho

Documento que atesta os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho.

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Laudo de
Insalubridade

Configura-se como atividade insalubre aquela que expõe os trabalhadores aos agentes nocivos cujos danos são progressivos ao longo da vida.

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Laudo de
Periculosidade

O laudo tem como objetivo avaliar quais operações realizadas pelos empregados os colocam em risco ocupacional.

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Análise Ergonômica
do Trabalho

Tem como objetivo atestar as condições de trabalho e as adaptações feitas para minimizar os possíveis problemas físicos e psicológicos de cada indivíduo.

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